Presidente na comissão de inovação em técnica cirúrgica reconstrutiva da face da Fundação AO

Cirurgião plástico preside à comissão de inovação em técnica cirúrgica reconstrutiva da face da Fundação AO.

O Dr. Alberto Rocha Pereira é o novo presidente da “distraction taskforce” da AOCMF, grupo internacional de especialistas em cirurgia maxilofacial da Fundação AO, a maior associação de cirurgiões do mundo. Este restrito grupo da AOCMF acompanha os avanços registados em cirurgia reconstrutiva da face, propondo projetos de investigação e desenvolvimento de novos aparelhos distratores ou técnicas cirúrgicas inovadoras, sendo constituída pelos cirurgiões mais conceituados do mundo nesta área.

A Fundação AO tem cerca de 215 mil cirurgiões associados e realiza todos os anos uma média de 830 cursos em todos os continentes, além de publicar livros e artigos para formação médica contínua em revistas científicas de impacto global e desenvolver projetos de investigação envolvendo os melhores centros hospitalares mundiais.

O mais recente artigo sobre distração osteogénica craniofacial, em que Alberto Rocha Pereira é um dos autores, foi publicado na edição de junho da Plastic and Reconstrutive Surgery, revista oficial da American Society of Plastic Surgeons e considerada a de maior impacto global da especialidade. O artigo – intitulado “Thirty Years Later: What Has Craniofacial Distraction Osteogenesis Surgery Replaced? – aborda as vantagens da distração osteogénica, uma técnica reconstrutiva para tratamento de malformações e defeitos cranio-maxilofaciais complexos.

Alberto Rocha Pereira é cirurgião plástico coordenador da Unidade de Cirurgia Reconstrutiva da Face do Hospital da Luz Lisboa e da Unidade de Cirurgia Plástica e Estética do Hospital da Luz Torres de Lisboa.