Primeira cirurgia na Europa com um novo distrator de alongamento ósseo

Dr. Alberto Rocha Pereira faz cirurgia plástica reconstrutiva inovadora

Alberto Rocha Pereira, diretor dos serviços de Cirurgia Plástica do Hospital da Luz Lisboa e do Hospital da Luz Torres de Lisboa, realizou, no passado dia 26 de novembro, uma cirurgia de reconstrução facial numa doente com sequelas deixadas por tratamento de tumor maligno da face. Na operação, que decorreu no HL Torres de Lisboa, foi usado pela primeira vez um novo aparelho distrator de alongamento dos ossos da face para reconstrução da mandíbula.

Além de ter colaborado no desenvolvimento e testagem pré-clínica deste aparelho distrator, Aberto Rocha Pereira foi, assim, o primeiro cirurgião europeu e um dos primeiros em todo o mundo a utilizá-lo. A cirurgia consistiu na reconstrução complexa de um defeito facial com que a doente ficara após a remoção de um tumor maligno e da radioterapia efetuada. A deformação e assimetria grave da face causava nesta doente incapacidade para abrir a boca, deglutir e mastigar. Após ter sido reconstruído o maxilar superior com um transplante microvascular de osso e músculo da omoplata, no ano passado, no Hospital da Luz Lisboa, a doente foi agora intervencionada nesta fase final de tratamento para a reconstrução mandibular.

Este novo aparelho distrator agora disponível em Portugal tem importantes inovações que dão maior segurança e precisão cirúrgica no tratamento deste tipo de deformidades da face. Todo o planeamento da cirurgia foi realizado com recurso a tecnologia de simulação cirúrgica virtual, permitindo a utilização de implantes fabricados por impressão 3D, específicos para o doente, que contribuem para prevenir complicações operatórias e proporcionar uma melhor recuperação. Verificou-se, igualmente, uma redução significativa dos tempos operatórios e de anestesia, com impacto decisivo na redução de dor e no maior bem-estar no pós-operatório.

A recuperação da doente está a decorrer bem e espera-se que a correção da deformidade facial tenha um impacto importante em termos de capacidades funcionais e de qualidade de vida.

Curso internacional de tratamento do trauma facial

Curso internacional de tratamento do trauma facial

Estas intervenções de cirurgia plástica estética podem corrigir alterações da forma e contorno abdominal. Saiba as diferenças. As alterações da forma, volume e contorno da região abdominal têm um impacto estético importante. São muito comuns, pois na maioria dos casos são consequência de acontecimentos correntes na nossa vida, como por exemplo: Processo normal de envelhecimento; Perdas e ganhos de peso; Gravidez, no caso das mulheres.

read more